Open sourceSoftwares

OpenShot 2.0 Beta 4 está disponível para download

O editor de vídeo OpenShot 2.0 acaba de receber mais uma atualização em sua trajetória de desenvolvimento. Hoje saiu o quarto Beta do software com melhorias e uma nova forma de distribuição do mesmo.

Nós estamos acompanhando o desenvolvimento da segunda edição do OpenShot desde que ela foi anunciada. Eu particularmente tenho muito interesse neste editor de vídeos amadores que podem ser usados por pessoas com menos conhecimento no assunto.

Você pode ler um artigo onde eu comento sobre ele com um vídeo mostrando as principais novidades que chegam com a versão 2.0 clicando aqui. Neste novo Beta, o quarto, podemos destacar uma série de correções de bugs.

Um dos problemas que eu tive e que agora está parcialmente resolvido é que a interface do programa ficava toda em russo, algo que agora felizmente melhorou, apesar de muitas partes do programa ainda usarem o português de Portugal, que apesar de semelhante, possui algumas diferenças como sabemos.

Segundo o anúncio oficial o programa agora está mais estável, porém, nos meus testes ainda encontrei algumas falhas, como por exemplo um problema na hora de importar arquivos para edição com o assistente do edit, que simplesmente não funciona, apenas arrastando e soldando os arquivos nele é que eu consegui trabalhar com o OpenShot 2.0.

Acho que tirando as correções de bugs, algo que se espera de uma versão em desenvolvimento, o maior destaque ao meu ver é a forma com que o novo OpenShot está sendo distribuído. Ele possui uma versão oficial disponível via PPA para o Ubuntu e derivados, você pode aprender a instalar esta versão através deste artigo, mas ele também adotou o sistema do AppImage, um formato universal que funciona em qualquer distribuição Linux; existem também instaladores para Windows e Mac OS X.

Leitura recomendada: Entenda como funciona o AppImage

Então se você quiser testar a nova versão Beta do OpenShot poderá fazê-la visitando a página de download.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!