AndroidWindows

Android passa Windows e é o sistema operacional mais utilizado do mundo

Não faz muito tempo que eu publiquei uma matéria, pra falar a verdade, mal faz duas semanas, onde estávamos especulando e indicando que o Android iria passar por cima do Windows como sistema operacional mais utilizado do mundo quando se fala em acesso à internet, pois é, aconteceu!

Na verdade aconteceu há alguns dias, eu que não tinha tido tempo de escrever sobre, inclusive, com a notícia repentina do encerramento do projeto Unity pela Canonical as coisas ficaram agitadas e o meu tempo de escrever sobre este assunto, que também é muito interessante e importante, foi para as “pícaras”, como diriam as pessoas nos anos 70.

Fato é que o sistema baseado em Linux da Google, o Android, que alimenta a maior parte dos Smartphones acabou passando o Windows da Microsoft e se tornando o principal sistema operacional do mundo para acesso à internet.

A vitória era esperada dadas as condições, veja bem, a maior parte das pessoas tem ao menos um Smartphone, quando não tem mais de um, e os computadores são dispositivos compartilhados entre a família muitas vezes. Sendo assim é natural de se supor que os Smartphones em algum momento se tornassem o centro da internet para usuários domésticos e o sistema que está acompanhando essa evolução na maior parte dos aparelhos é o Android, então é uma “vitória” esperada.

As pesquisas de Março passado apontam que todas as versões somadas do Windows, incluindo as Mobile, Desktop, etc, representam cerca de 37,91% dos dispositivos conectados à internet, enquanto o Android, que já se expande para alguns computadores, TV Boxes, Consoles e claro, Smartphones e Tablets, agora representa 37,93%.

A diferença é mínima, claro, não chega a 1%, mas como o próprio StatCounter enfatiza, é a primeira vez na história que o Windows é deixado para trás neste aspecto, a Microsoft ainda lidera com folga o ramo Desktop, e provavelmente isso não vá mudar tão cedo, mas a “batalha” parece estar se movendo para outro campo onde a Microsoft ainda não conseguiu se estabelecer completamente.

Ainda que a Microsoft não lidere o mercado com o Windows para Smartphones, financeiramente falando, a empresa é uma das que mais ganha com a venda de dispositivos Android devido a uma série de patentes que são de sua propriedade, talvez isso explique o fato da Google estar buscando uma forma de  mudar do Android para outro sistema para parar de enriquecer outras empresas simplesmente por questões legais.

De qualquer forma, não deixa de ser uma notícia incrível e uma quebra de paradigma histórico.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!