Linux MintSistemas operacionais

Linux Mint 18.2 “Sonya” vem aí! Confira as novidades!

Como é tradicional, entre os dois meses após um lançamento do Ubuntu, o Linux Mint prepara uma atualização para o sistema, a série 18 do Mint chega à sua segunda release baseando-se novamente no Ubuntu 16.04 LTS, trazendo várias novidades interessantes para o projeto e para o sistema em si.

Os desenvolvedores do Linux Mint liberaram o boletim mensal sobre as novidades à respeito da distribuição. A versão 18.2 se aproxima e temos várias coisas interessantes relacionadas a ela. 

Começando pelo nome, “Sonya” será o codinome da nova versão, entretanto, o nome, além de fazer alusão a personagem do Mortal Kombat (associação minha mesmo), carrega consigo uma história triste. Ele foi dado em homenagem a esposa de um dos desenvolvedores do Linux Mint que acabou falecendo, então ficam aqui as condolências do blog Diolinux com o ocorrido, desejamos todo o melhor para Michael Webster neste momento difícil.

Bom, vamos às novidades… mudando um pouco o clima.

– Uma das primeiras coisas importantes que você deve saber é que o Linux Mint 13, de codinome Maya, está encerrando o seu ciclo de vida, ele era uma LTS baseada no Ubuntu 12.04, que também está encerrando o seu ciclo, portanto, recomenda-se que usuários desta versão atualizem seus sistemas para a versão mais recente.

– O Linux Mint Debian Edition, conhecido como LMDE, receberá o MATE na versão 1.18, com compatibilidade completa com o GTK3.

– O Cinnamon chegará à vesão 3.4, principal ambiente gráfico trabalhado pela equipe, ele receberá uma modificação muito interessante “por baixo do capô”. Ao invés de ter apenas um daemon para o cinnamon-settings, que é o “painel de controle” do ambiente, respondendo por todos os aplicativos que rodam sob ele, como a opção de configurar wallpapers, configuração de rede, monitores, enfim, qualquer um dos ícones que você vê no painel de configurações, cada um deles passará a ser tratado como um processo em separado.

Isso vai permitir que os desenvolvedores do Linux Mint consigam isolar mais facilmente eventuais bugs e identificar com maior facilidade qual processo está consumindo mais memória que o devido ou usando mais processador, tudo isso deverá ajudar a otimizar o sistema ao longo do tempo. O funcionamento será parecido com o que o Chrome faz com as abas, onde cada uma responde como um processo, agora o Cinnamon também trabalhará desta forma. O Nemo, gestor de arquivos do Cinnamon, também será dividido em dois processos, um responsável pelos ícones na Área de trabalho e outro responsável pelas janelas.

Os usuários não precisam se preocupar, o consumo de RAM não vai mudar em nada, a diferença será em como o sistema vai interpretar os processos apenas, se você não é o tipo de usuário que fica contando processos e observando quanto cada um está consumindo, é muito provável que você não note diferença nenhuma, inclusive, há promessas de que o sistema economizará ainda mais RAM graças a uma otimização no interpretador de Java Script do Cinnamon.

– O novo site, Cinnamon Spices, onde você pode encontrar complementos, extensões, desklets, temas e outras coisas para incrementar o Cinnamon, agora está com o novo visual completamente ajustado e pronto para ser utilizado, vale uma passada por lá.

Linux Mint 18.2 Sonya LightDM
Linux Mint 18.2 LightDM

– Confirmando as suspeitas que nós levantamos no post do mês passado sobre as novidades do Linux Mint 18.2, que aliás, traz outras informações interessantes que você vai gostar de saber, o LightDM tomará o lugar do MDM como gestor de login, isso dará ao Linux Mint uma aparência muito mais agradável e uma transição da tela de login para o desktop muito mais suave.

Como comentado no artigo do mês passado, as opções de configurações e ajustes que atualmente estão presentes no MDM deverão ser transportadas para o LightDM, que não usará o Unity-Greeter, por questão de compatibilidade, no lugar será utilizado o Slick-Greeter que é “mais cross-distribuition“, como foi comentado, permitindo que o Cinnamon também possa usar este gestor em sistemas que não são derivados do Ubuntu.

No anúncio oficial de Abril também tivemos duas informações muito… don’t know, curiosas, talvez?

A primeira é que poderemos em breve ter no mercado uma espécie de “MintBook”, uma laptop nos modelos do Macbook com Linux Mint de fábrica e a segunda é “intrigante”, Clement Lefebvre, criador e líder do Linux Mint, disse para ficarmos de olho do sistema operacional do computador de Elliot na terceira temporada de “Mr. Robot”, será que vamos ter o Mint no computador do hacker mais famoso no mundo das séries? Se vamos eu não sei, mas seria muito legal para o marketing do sistema, isso sem dúvidas.

Essas são as novidades por hora, a data de lançamento não foi mencionada, fique ligado no blog para não perder nada e nos conte o que achou de tudo isso através dos comentários,  até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!