Notícias

Novo site do Flathub já está disponível

O novo site do Flathub está no ar com uma nova aparência e ainda mais agradável, contendo algumas novidades, como um campo para buscas de aplicativos e a separação por categorias, assim tornando-o mais organizado e facilitando a navegação no site.

Depois de se tornar um formato de empacotamento de programas muito popular no mundo Linux, o flatpak atraiu o interesse de vários desenvolvedores e aplicativos populares como o Spotify, Steam, Discord, LibreOffice, Skype entre outros, acabaram ganhando versões no formato. Aqui no blog temos várias matérias sobre o flatpak, que você acessa através desse link.

Com essa adesão de grandes nomes do mundo da tecnologia, fazia-se necessário um site aonde as pessoas pudessem buscar os programas favoritos de forma organizada, um lugar onde também os desenvolvedores pudessem hospedar os seus aplicativos para esse tipo de empacotamento.

Quando foi lançado o flathub, site esse que mantem o fácil acesso aos programas no formato flatpak, ele tinha como buscar os programas através de uma barra de pesquisa (um Search comum), mas essa facilidade se perdeu ao longo do tempo e na home (tela inicial) do site só apareciam alguns programas tendo assim que utilizar as centrais de programas das distros, como por exemplo a do  Linux Mint, ou mesmo a GNOME Software. 

Mas na última segunda-feira (9) o site do flathub recebeu uma repaginada e trouxe a facilidade que vemos nas centrais de aplicativos das distros, como: Popular Apps, New & Updated Apps, e a tão aguardada “Categorias”.

Novo site do Flathub já está disponível

O site ainda está na versão Beta, mas isso não impede de ter uma navegação no site bem fluída e sem problemas.

Dica:  Se você usa o Ubuntu (acima da versão 17.10) e não utilizou o flatpak no seu sistema, vai precisar instalar algumas coisinhas antes:

Primeiro vamos adicionar o PPA do projeto flatpak ao sistema e depois instala-lo:

sudo add-apt-repository ppa:alexlarsson/flatpak
sudo apt update 
sudo apt install flatpak 

Depois vamos adicionar o plugin do flatpak para que ele possa funcionar na Central de programas do Ubuntu:

sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

E por último vamos habilitar o repositório do flathub:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Feito isso, basta reiniciar a sessão ou o seu computador, para que o flatpak possa ser usado. Na versão mais recente do Ubuntu (a ainda não lançada 18.04 LTS), a adição do suporte a flatpak pode ser feita diretamente pela GNOME Software, como mostramos neste vídeo:

Conte ai nos comentários o que você achou do novo site do flathub, se achou mais fácil e intuitivo de usar, conte-nos. =)

Até uma próxima e um forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!