Versão 23.2.0 do OBS STUDIO chega ao Linux e demais sistemas
NotíciasSistemas operacionais

Versão 23.2.0 do OBS STUDIO chega ao Linux e demais sistemas

Quem está acostumado a fazer gravações da sua tela, seja para fazer tutoriais ou fazer transmissão ao vivo pela internet (streaming), muito provavelmente deve usar o famoso programa de código aberto OBS STUDIO (Open Broadcast Software) , tanto que o mesmo é usado para fazer lives e gravações de alguns tutoriais do canal Diolinux, OSistemático e do Canal O Cara do TI.

Novidades nas versões do OBS Studio

Como já noticiamos anteriormente, os devs do OBS Project, decidiram não mais diferenciar as versões de Linux, macOS e Windows, sendo assim, todas as plataformas vão receber a mesma versão do software.

Alguns recursos e aprimoramentos que foram listados no GitHub oficial do projeto, são:

  • Melhorias no navegador interno na versão para macOS, melhorando a integração aos serviços de streaming (como Twitch, Mixer, YouTube e afins). Por “tabela”, essas melhorias e correções também beneficiam a versão para Linux. Um dos devs menciona que conseguiu funcionar os painéis dos serviços, mas que ainda tem problemas e que por hora a função de integração não está disponível;
  • Estimativa de quanto tempo de gravação ainda resta de acordo com o espaço disponível no disco (por hora, somente na versão para Windows);
  • Agora é possível definir o valor exato dos decibéis (dB) na propriedade de volume avançada, antes o valor era definido por um percentual;
  • Corrigido um problema no Linux em que o programa não estava sendo capaz de capturar alguns monitores;
  • Corrigido um problema com o codificador VAAPI no Linux, onde o CBR nem sempre produzia uma taxa de bits constante.

Para conferir a lista completa dos bugs, correções e melhoramentos do OBS, basta acessar a release neste link.

Vale uma menção aqui. O OBS STUDIO na versão oferecida pelo ppa oficial deles, para quem usa GPUs da NVIDIA, não está “pegando” o NVENC, na versão 19.04 do Ubuntu, já a versão flatpak ocorre normalmente. Enquanto a versão snap se encontra bem instável para uso.

Para instalar no Ubuntu e variantes, basta seguir as recomendações neste link. Para quem quiser usar a versão em Flapak, temos este tutorial de como instalar o serviço na sua distro, já o OBS STUDIO basta acessar este link.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust