NotíciasGNOMESistemas operacionais

Novo app para gerenciar Firmwares no Linux está a caminho no GNOME

Recentemente noticiamos que a System76, empresa responsável pelo Pop!_OS, está trabalhando em uma ferramenta para gerenciar os firmwares dos dispositivos e assim facilitar a vida do usuário que precise fazer isso. Parece que ela não está sozinha nessa “caminhada”.    

A novidade vem através do engenheiro da Red Hat e da GNOME Software, Richard Hughsie, que em seu blog dentro do projeto GNOME, anunciou a implementação.  

No anúncio, ele comenta que a Dell o procurou há alguns meses para ser co-mentor de um estagiário em um projeto de verão (muito comum nos EUA), para criar um aplicativo em GTK em gerenciar o firmware. Ainda segundo ele, a ideia deste app, é que alguém do suporte da Dell, consiga orientar o usuário a fazer alguma intervenção “avançada” através desse app, como por exemplo ler versões de firmware ou fazer o downgrade para uma versão de firmware mais antiga.  Evitando assim, a “temida” tela preta do terminal.  

D0NLtqjtRWXUz H4ta KcYV4HxW4SwHDliwzvnrZHij4blsmA8OvsnTYAZu6oleppDZ

Como vimos na imagem acima, foi possível gerenciar vários dispositivos, assim tendo a possibilidade de ver informações mais detalhadas. Já na imagem abaixo, podemos ver cinco (5) tipos de versões do firmware do Lenovo ThinkPad P50.  

zszBU 9fLsST1wMnouZnck4oU0Bmrib4ZUnBK3O4XHFSf4Q1FNpoLEzszzHrkcgfNqq9C89yFqRANN hzp0QOirJGyyH6n FLp5v7uefBwKSAsR4oqOkED 8N0ijWFvdHVFoKIOe

O gerenciador de firmware está quase finalizado, mas por hora só tem o código e os binários prontos. Ainda estão trabalhando na interface e qual melhor experiência para o usuário final. Segundo Richard, será lançado nas próximas semanas com a primeira release,  no formato Flatpak no Flathub, assim possibilitando a instalação em praticamente todas as distros.  

Com isso, estamos vendo as empresas se preocupando cada vez mais em facilitar a vida de quem opta em usar Linux, nesse caso é a “dobradinha” Dell e RedHat, mas que vai beneficiar a todos. Quem sabe não veremos outras empresas a fazerem isso, como Razer, Logitech e tantas outras. Seria maravilhoso se isso acontecesse.   

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos