GNOMENotíciasUbuntu

GNOME do Ubuntu 19.10 pode receber novidades que lembram o Unity

Em Outubro teremos o lançamento do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine, que promete continuar aprimorando a experiência dos usuários, desde o tema padrão, até a parte menos visual, mas que afeta o reconhecimento de hardware, como o caso das placas híbridas.    

Quando a mudança para o GNOME foi feita, o Ubuntu trouxe algumas extensões que mantinham, de forma aproximada, a experiência que estava presente no antigo ambiente gráfico. Uma dessas mudanças é a “Ubuntu Dock”, derivada da extensão “Dash to Dock”, muito popular nos ambientes GNOME, e esta deve receber alguns incrementos interessantes.  

Conforme podemos ver no GitHub, a ideia é trazer o ícone da lixeira para a Dock, assim como a presença dos dispositivos removíveis.  

A ideia é criar uma experiência semelhante a barra do Unity

Esse recurso deve ser adicionado no próximo lançamento da “Dash to Dock”, e por consequência, será adicionado também à “Ubuntu Dock”. Atualmente existem vários recursos interessantes agregados ao software, e alguns que ainda não se fazem presentes.  

Dentre os recursos presentes se destacam:  

  • O ícone da lixeira reflete o seu estado, se está vazia ou não, e oferece a opção de esvaziar a lixeira ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone;  
  • Os ícones para dispositivos removíveis e volumes montados com suas opções de ejeção também aparecem;  
  • Existem preferências nas configurações para exibir ou não estes ícones.   E o que ainda não funciona:  
  • Não existe ainda a opção de usar o drag and drop para a lixeira do desktop ou do gestor de arquivos;  
  • O ícone da lixeira não pode ser fixado em uma das extremidades da barra, como no final dela, da mesma forma que o Unity fazia.  

Correndo atrás?

Espero que tais novidades realmente cheguem, mesmo que não sejam perfeitas ainda. Certos recursos do Unity eram muito valorosos e seria muito interessante trazer, ainda que parcialmente, eles de volta ao ambiente do Ubuntu.  

Há algum tempo fizemos um artigo que te ensina a criar um ícone de lixeira na barra do GNOME, não tão completo quanto este da “Dash do Dock”, mas que pode ser um bom paliativo, confira aqui.  

Tem alguma dúvida? Participe do nosso fórum oficial e ajuda a comunidade Diolinux a se desenvolver.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!