Sistemas operacionaisNotícias

Mais um produto Microsoft confirmado para o Linux em 2020

Parece que estamos vivendo em uma época em que programas da Microsoft e a sua aproximação do Linux, está se tornando a cada dia, um tema bem comum.  

Ultimamente, tivemos alguns programas chegando ao Linux vindo da Microsoft, um exemplo é o tradicional messenger da empresa, o Skype. O primeiro que foi anunciado oficialmente que estará chegando ao Linux, é o navegador Edge, em que fizemos uma matéria sobre o rumor e uma do anúncio oficial.

YammerAppInTeams

Agora, o mais novo integrante da família Microsoft a integrar o “mundo Linux”, é o Microsoft Teams. Para quem não está familiarizado, o MS Teams é concorrente direto do Slack, programa para gerenciar equipes e projetos.

O anúncio foi feito através da conta oficial do Microsoft Teams no Twitter, que você confere logo abaixo:

No tweet, foi disponibilizado um link do Tech Comunnity da Microsoft, onde no trecho que fala sobre a versão de Linux, é comentado que a versão terá todas as funções já presentes, sendo disponibilizado nos formatos .deb e .rpm.  

Captura de tela de 2019 11 11 22 05 12

Com isso, a última ferramenta da Microsoft que falta chegar no Linux, seria o MS Office. Isso foi perguntado no tweet, e o Christopher Scott (Senior Premier Field Engineer (Open Source) at Microsoft – Solver of Problems), disponibilizou um link, com uma pesquisa no uservoice do Office 365, para que os usuários façam o pedido e a votação para uma versão do Office para Linux. Até o momento desta matéria, a postagem no uservoice estava com 3.210 votos e com pelo menos 200 comentários.

Também perguntei para ele, se o Office vindo para o Linux, ele seria nos moldes que é no Android ou algo parecido, como uma versão grátis, por exemplo. Segundo as suas respostas, ele está trabalhando “arduamente” dentro da divisão do Office para que isso aconteça e que a versão para Linux seria paga, como ocorre com as versões para Windows e macOS, como os Offices 2016/2019 ou as assinaturas para o Office 365.

Perguntei se a versão de Linux estaria perto e ele falou que não, mas que isso pode mudar dependendo dos pedidos dos clientes e isso traria uma “pressão”. Também indaguei se 5000 votos ali seria um número interessante para isso, e ele respondeu que é um bom número para se ter, mas que isso seria só uma parte do quebra-cabeça (puzzle).

Na minha opinião, eles vão ver como o Edge e o Teams se sai no ambiente Linux, no que tange em integração com as distros e tudo mais. Se isso for bem sucedido, creio que a versão do Office venha, pois quase todo o seu ecossistema para equipes e projetos estará disponível no pinguim, como o Skype, Edge e Teams. Se isso acontecer, do Office realmente vir para o Linux, certamente será um grande avanço para o pinguim no desktop.

Para votar no uservoice do Office 365, basta acessar esse link.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts