KDE

Novidades vindo ao KDE Plasma 5.18 LTS, confira!

Umas das mais populares interfaces gráficas do mundo Linux, o KDE Plasma, tem muitas novidades vindo para a próxima LTS.  

Em seu blog, o projeto apresentou as novidades que virão na release final do KDE Plasma 5.18 LTS, como uma simplificação nas configurações mais completas e melhor integração com o GTK.

Interface do Plasma 5.18 LTS

As novidades implementadas foram divididas em quatro (4) frentes, que podemos destacar algumas:

Plasma

  • Novo modo de edição global que substitui o botão da área de ferramentas do monitor e lhe permite personalizar facilmente a disposição dele;  
Modo de edição global
  • Suporte para as aplicações do GTK que usam decorações do lado do cliente (CSD’s), adicionando sombras adequadas e áreas de dimensionamento para as mesmas. As aplicações do GTK também herdam automaticamente as definições do Plasma para os tipos de letra, ícones, cursores, entre outras.
Melhor suporte à GTK

Notificações

  • O indicador de tempo limite nas mensagens de notificações agora é circular e rodeia o botão de fechar. Agora existe um ícone arrastável na notificação de “arquivo transferido” que poderá arrastar para os locais e que poderá fazer coisas interessantes com ele;  
Notificações no KDE Plasma
  • O Plasma agora mostra-lhe um aviso de notificação quando um dispositivo Bluetooth estiver conectado e estiver prestes a ficar sem bateria;
Aviso de bateria fraca

Configuração do Sistema

  • O Plasma ganhou configurações opcionais de Feedback do usuário (desativado por padrão), permitindo que você forneça informações detalhadas do sistema e estatísticas sobre a frequência com que os recursos individuais do Plasma você usa;
Feedback do Usuário

Discover

No campo de pesquisa da loja virtual do KDE Plasma, agora recebe o foco padrão do teclado, o que significa que quando você abri-lo, basta começar a digitar o nome do aplicativo para a busca ser inicializada. Também é possível agora buscar por extensões na página principal.  

Melhorias no Discover

Essas foram só algumas das novidades que virão no KDE Plasma 5.18 LTS, você pode conferir as outras na postagem completa no blog do projeto aqui.  

Até o momento, para instalar e utilizar essa versão do KDE Plasma, só é possível através do código fonte e “compilar na unha” ou através de alguma distro rolling release, como o KDE Neon Unstable Edition por exemplo ou qualquer outra distro que entregue o pacote.

Muito provavelmente o KDE Plasma 5.18 LTS poderá vir na versão 20.04 do Kubuntu por padrão já, como na versão Stable do KDE Neon também. Distros como Fedora, Manjaro e Arch poderão também disponibilizar nos repositórios assim que possível.  

Pra mim, essa versão do KDE Plasma parece bem promissora e com uma repaginada grande. E você, o que acha? Deixa aí nos comentários.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoKDE

    O que tem de novo no KDE Plasma 6? Testamos as principais novidades!

    KDE

    KDE Plasma 6 chegou com suporte a novas tecnologias Linux

    VídeoKDE

    Qual será o diferencial do KDE Plasma 6?