3 Maneiras de reparar pacotes quebrados no Ubuntu
TutoriaisUbuntu

3 Maneiras de reparar pacotes quebrados no Ubuntu

Pacotes quebrados me deixavam estressado…

Há algum tempo atrás, quando a minha intimidade com o Linux era menor, eu como Tweaker amador profissional nato” instalava muitos ( muitos mesmo! ) pacotes e quase sempre que acabava por quebrar o sistema.

Se você já passou por isso, sabe do que estou falando, você pretende instalar um novo pacote de software e o Ubuntu não consegue realizar o procedimento porque existem pacotes quebrados que devem ser retificados antes de continuar com qualquer instalação.

Até eu descobrir como concertava levou alguns dias e algumas horas de pesquisa.

Porque os pacotes se corrompem?

Existe uma coisa no Linux chamada dependência, as dependências são, normalmente, bibliotecas de software que são necessárias para que o mesmo seja executado, muitas vezes uma mesma biblioteca “abastece” mais de um software, e se por um acaso do destino, você desinstalar uma aplicação com suas dependências cuja dependência em questão era utilizada por outro software este mesmo deve não funcionar.

Para que tudo volte ao normal podemos instalar a dependência manualmente usando o APT no caso do Ubuntu. Quando você rodar o programa pelo terminal e uma dependência estiver faltando ele vai acusar qual é.

Existem outros casos onde os pacotes são quebrados, quando você desiste de uma instalação via terminal apertando CTRL+C ou instalando um pacote .deb corrompido mesmo.

Como resolver

Método 1 (terminal):

sudo apt-get clean && sudo apt-get update

O comando acima vai limpar o cache e atualizar o sistema, este é o menos eficaz e costuma não funcionar em casos mais profundos.

Método 2 ( terminal também): 

dpkg –configure -a

Com este comando você está mandando o Ubuntu reconfigurar os pacotes, quando um pacote quebrado for encontrado ele será reparado, claro, isso depende de conexão com a internet. Se este método não funcionar ainda temos mais uma maneira.

Método 3 ( continuamos no terminal): 

E por último, este que nunca me falhou:

sudo apt-get install -f

Resumidamente ele faz o mesmo que o comando anterior, mas forçando a reconstituição dos pacotes.

Vale ressaltar que se você for um cara realmente azarado, tudo isso pode não funcionar, porém estes casos são raros.

Numa situação tão extrema, teremos que usar a cabeça, mas aposto 90% das minhas fichas que os pacotes quebrados se devem a algum PPA que não deu certo. O correto então seria identificar o PPA problemático e retirá-lo e só então atualizar o sistema e repetir os comandos acima.

Dúvidas? Deixe na sessão de comentários. =)

Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!