Ubuntu MATE acabará com suporte para processadores 32 Bits - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Ubuntu MATE acabará com suporte para processadores 32 Bits

O time de desenvolvedores do Ubuntu MATE deixará o suporte para arquitetura de 32 bits de lado no próximo lançamento

domingo, 6 de maio de 2018

/ por Gabriel Silveira
Depois do lançamento do Ubuntu MATE 18.04 LTS a comunidade da distro decidiu parar com o suporte para arquitetura i386 à partir da versão 18.10, que sai em Outubro deste ano.







Já não é de hoje que vemos notícias como essa aqui no blog Diolinux. Já vimos a algo semelhante quando a Canonical pretendia eliminar suporte para arquitetura 32 bits no Ubuntu 18.04 LTS, ou quando a empresa avisou que pretendia deixar o suporte a 32 bits na versão servidor, a SUSE também notificou a mesma coisa, o Debian também informou que deixaria de prestar suporte a algumas arquiteturas 32 bits e agora é a vez da comunidade Ubuntu MATE.

Os motivos para essa decisão incluem o fato de comerciantes de aplicações e drivers estarem abandonando (ou já terem abandonado) o suporte ao i386 (a Nvidia, Mozilla e a Google com Chrome são exemplo), os últimos dispositivos i386 foram fabricados 10 anos atrás e menos de 10% dos usuários de Ubuntu MATE estão utilizando a versão i386.

Com isso a comunidade Ubuntu MATE prefere descontinuar a versão de 32 bits e concentrar essa energia no melhor suporte a dispositivos ARM, como o Raspberry Pi.

Mesmo descontinuando a i386 no próximo lançamento, a comunidade Ubuntu MATE mantém o suporte à arquitetura na versão 18.04 até o ano de 2021.

Fonte
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo