Manjaro irá adicionar suporte a Snaps e Flatpaks no Pamac - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Manjaro irá adicionar suporte a Snaps e Flatpaks no Pamac

Manjaro permitirá aos usuários instalar aplicações da Snap Store e do Flathub diretamente pelo Pamac.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

/ por Jedi Fonseca
Desenvolvedores do Manjaro estão trabalhando para tornar o Pamac cada vez mais completo com a adição do suporte a pacotes Snap e Flatpak.

manjaro-ira-adicionar-suporte-a-snaps-e-flatpaks-no-pamac

O Pamac teria tudo para ser a melhor loja de aplicativos do mundo Linux no desktop, se apenas fosse uma loja de aplicativos. =D

O Pamac é na verdade um gerenciador de pacotes, similar ao Synaptic no Ubuntu ou DNF Dragora no Fedora, e mesmo agora, antes da implementação das novidades que lhes apresentarei neste artigo já é um dos melhores softwares da categoria.

Estando disponível por padrão em todas as versões do Manjaro, o Pamac faz um excelente trabalho em permitir a instalação via interface gráfica dos programas disponíveis nos repositórios oficiais do Manjaro e Arch Linux, bem como do AUR. 

Conforme pode ser visto no Tweet abaixo no qual os devs do Manjaro estão fazendo um trocadilho parafraseando “O Senhor Dos Anéis” com a frase “One Pamac to rule them all…” (Um Pamac para dominar a todos…), a equipe não satisfeita com o já excelente software, agora está trabalhando para que o Pamac também proporcione acesso à instalação de pacotes Snap e Flatpak diretamente do Flathub e da Snap Store.


Ainda não foram divulgadas datas ou versões para a disponibilidade dessas funcionalidades, mas isso certamente não tira o “brilho” da ótima notícia!

Mesmo não possuindo aquele visual todo “perfumado” de uma loja de apps, o Pamac realmente está a caminho de se tornar uma das melhores formas de se instalar softwares via interface gráfica no Linux. Mesmo não possuindo o apelo visual de uma GNOME Software, o Pamac está muito longe de ser difícil de ser utilizado, mesmo por usuários leigos. Penso que este seja um caso em que é realmente muito melhor trabalhar primeiro em funcionalidade, e deixar a “perfumaria”, que também tem a sua importância, para depois.

Inclusive, acho muito legal o fato do Manjaro estar adicionando suporte para ambos, Snap e Flatpak, enquanto muitas distros focam em apenas um. Será que podemos esperar AppImage no Pamac no futuro? Só o tempo dirá, mas espero que sim!

E você, o que acha da novidade sobre o Pamac? Conte para a gente nos comentários abaixo! 😁

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo