diolinux
GamesSistemas operacionais

Jogando no Linux – Power Rangers Samurai – Análise da Saga e do Game

Muita nostalgia neste artigo que vai trazer a tona as memórias do sua Infância

Hoje vamos dar continuidade a série que dá mais trabalho para ser feita mas é um das mais legais também =).

Em “Jogando no Linux” de hoje vamos falar sobre o game Power Rangers Samurai para Nintendo Wii que pode ser jogado perfeitamente através do emulador Dolphin, em breve traremos algumas dicas de como configurar o Dolphin para obter um melhor desempenho gráfico assim como os seus controles.

qYGyRZi0B CXZwonYqtWX1GScXL7doCd84kKhTBRyq8LAdrbVVdd2HLCzCEmXk2T6sBmzGUX9saSAdOi9hg7wdadIllMjKtSPv3wf0z5LSilf469VlmnzhSgNfQqW6dPShU1ATWQ

E como de costume, assim como em “Jogando no Linux – Need For Speed: The Run” e “Jogando no Linux: Alone in The Dark: The New Death Investigations” este artigo será mais longo do que o normal e vai trazer muitas curiosidades sobre toda a Saga Power Rangers, uma série que marcou época nos anos 90 e início dos 2000.

Cuidado, este artigo é altamente nostálgico e pode de fazer voltar a querer ser criança, leia com moderação =D

Como não poderia de ser vamos ter que falar da série que deu origem a todos os games, o primeiro de todos os Power Rangers foi lançado em 1993, com o Mighty Morph Power Rangers, e no dia 28 de Agosto de 2013 a série completará 20 anos de existência.

Mighty Morphin Power Rangers

História

Tudo começou com Haim Saban, nascido em Alexandria, Egito, empresário e compositor de diversos temas de séries e desenhos animados de muito sucesso nos EUA e na França, ele é o responsável pela criação dos Power Rangers.

Na década de 1990, Saban fundou seu próprio estúdio e adquiriu com a produtora Toei os direitos do Sentai Kyoryu Sentai Zyuranger (1992 – 1993) para os EUA, aproveitando o tema de dinossauros da série, que estava em alta por conta do filme Jurassic Park. O elenco que personificava os heróis em roupas civis foi trocado por atores norte-americanos e o seriado, rebatizado para Mighty Morphin Power Rangers que é talvez a temporada mais conhecida de todas, ao lado de Power Rangers Turbo e Power Rangers Zeo.

Power Rangers Zeo

A série é realmente muito grande e perdura até hoje, lá se vão 18 temporadas, e muito se questiona, especialmente pelos fãs, sobre a renovação da série, que apesar de mudar a temática em toda a série, diferente da maioria dos seriados. Veja a lista de características de Cada uma das 20 temporadas:

1. Power Rangers Mighty Morphin 

Primeira temporada

Tema: Animais pré-históricos

Total de episódios: 60

Power Rangers

Segunda temporada

Tema: Animais místicos; artes marciais

Total de episódios: 52

Terceira Temporada

Tema: Artes marciais

Total de episódios: 33

3. Alien Rangers

Tema: Artes marciais

Total de episódios: 10

Alien Rangers

4. Power Rangers Zeo

Tema: Cristais encantados

Total de episódios: 50

Power Rangers Zeo

5. Power Rangers Turbo

Tema: Carros

Total de episódios: 45

Power Rangers Turbo

6. Power Rangers no espaço

Tema: Espaço; tecnologia

Total de episódios: 43

Power Rangers Space

7. Power Rangers na Galáxia perdida

Tema: Viagem Espacial

Total de episódios: 45

Power Rangers da Galaxia Perdida

8. Power Rangers O Resgate

Tema: Resgates

Total de episódios: 40

POwer Rangers O Resgate

9. Power Rangers: Força do tempo

Tema: Futuro; Viagem no tempo

Total de episódios: 4

Power Rangers Força do tempo

10. Power Rangers: Força Animal

Tema: Animais selvagens

Total de episódios: 40

 Power Rangers: Força Animal

11. Power Rangers: Tempestade Ninja

Tema: Ninjas; Elementos

Total de episódios: 38

Power Rangers: Tempestade Ninja

12. Power Rangers: Dino Trovão

Tema: Dinossauros

Total de episódios: 38

Power Rangers: Dino Trovão

13. Power Rangers: SPD

Tema: Alienígenas; Polícia espacial

Total de episódios: 38

Power Rangers: SPD

14. Power Rangers: Força Mística

Tema: Magia

Total de episódios: 32

Power Rangers: Força Mística

15. Power Rangers: Operação Ultraveloz

Tema: Exploração

Total de episódios: 32

Power Rangers: Operação Ultraveloz

16. Power Rangers: Fúria da Selva

Tema: Animais selvagens

Total de episódios: 32

Power Rangers: Fúria da Selva

17. Power Rangers: RPM

Tema: Automobilismo e futuro

Power Rangers: Fúria da Selva

18. Power Rangers Samurai

Tema: Samurais e artes marciais

Total de episódios: 20

Power Rangers Samurai

19. Power Rangers Super Samurai

Tema: Samurais e artes marciais

Total de episódios: 20

Power Rangers Super Samurai

20. Power Rangers Megaforça

Tema: Ainda não divulgado

Total de episódios: 20

 Power Rangers Megaforça

Ufa! Essa lista foi grande… confesso que depois de pesquisar muito acabei descobrindo que eu assisti mais temporadas de Power Rangers do que eu pensava. =P

O que é ser um Power Ranger

Fiquem pensando nisso, e pesquisei um pouco sobre o assunto, refleti… se você quiser dar uma risadas procure por essa resposta no Yahoo. 

De maneira genérica são sempre jovens que são escolhidos por alguém, alguma entidade ou instituição, tradição milenar ou qualquer outra coisa do gênero para defender a terra contra as forças do mal e normalmente elas vem do espaço.

Na maioria das vezes são 5 Rangers, cada um com uma cor, tradicionalmente Rangers Vermelhos seriam os líderes, mas em algumas temporadas isso foi diferente, e o Ranger Branco sempre o “o especial”, não posso deixar de recordar de que quando criança eu brincava de Power Rangers com os meus amigos e sempre foi uma briga para definir quem ia ser quem. =P

Power Rangers no Cinema

Com tamanho sucesso no TV não demorou muito para os Power Ranger virarem filme, se viraram dois, “Power Rangers – O filme” de 1995 e “Turbo Power Rangers 2” de 1997, ambos foram um sucesso de bilheteria numa época em que as crianças, e até mesmo os adultos tinham uma inocência infinitamente maior do que as de hoje, mostre Power Rangers para uma criança que assiste Supernatural e ela vai achar um tédio.

Confira o Trailer dos Filmes:

Trilha sonora

A trilha sonora sempre foi excelente, ainda mais para o meu gosto, sempre teve “Rock do bom” em Power Rangers, minha trilha favorita é do Power Rangers Turbo, você pode ouvir todas as músicas de todas as temporadas através deste link.

Bonecos

Power Rangers se tornou uma franquia tão grande que se expandia para todos os lados, e uma das  coisas que marcaram a minha infância, foram os bonecos dos Power Rangers, eu tinha o Ranger Vermelho da Galaxia Perdida e brincava horas e horas com ele quando tinha uns 10 anos.

Bonecos dos Power Rangers

O mais legal deles era que dava “para morfar”, a cabeça do boneco virava e você poderia ter ele com ou sem capacete, muitos deles eram muito frágeis, o que faria muitos perderem a cabeça, literalmente.

Hoje isso é artefato de colecionador, se você tem algum ainda guarde! (muito bem!)

É hora de Morfar!

“Morfar” significa trocar de forma, e em Power Rangers, era a hora em que as pessoas normais fazia um gesto estranho, muitas vezes mexendo com alguma coisa parecida de um relógio. Isso acontecia quando a situação ficava crítica, a cena era seguida dos atores fazendo algumas poses extremamente ridículas mas que na época eu achava “fodapacarai”.

Encontrei um vídeo que mostra todas as morfadas ( !?!? ) desde a primeira temporada, veja:

E como poderíamos esquecer do momento épico de “Power Rangers – Força Animal” onde se reuniram todos os Rangers Vermelhos no Episódio ” Eternamente Vermelho”, épico demais, veja:

Os MegaZords

Megazord

MegaZord virou um termo Pop praticamente, e até pessoas que não conhecem a série ( são poucas ) já ouviram falar em MegaZord. Olha mãe um transformer!

Eles estão presentes em todas as séries e são, uma espécie de máquina, na maioria das vezes em forma de alguma animal e cada Ranger Controla o seu Zord de acordo com o seu poder, eles tem a capacidade de unirem-se e formarem o que se chama de MegaZord, muito mais forte e com formas “mais humanas”.

Os Power Rangers sempre chamam os Zords quando o mostro que eles estavam enfrentando cresce, por mil e um motivos, sem tem uma maneira de fazer o monstro crescer e ele fica lá “monstrando” no melhor estilo Godzilla… ah e tem também os bonecos veja:

Bonecos dos Zords
Bonecos dos Zords

Cidades de Maquetes feitas com Isopor 

 É um detalhe curioso e que se manteve por muito tempo antes da computação gráfica mandar, quando os monstros cresciam era preciso criar uma cidade menor, fictícia, para que o combate pudesse acontecer, e por muitos e muitos anos, inclusive no filme de 1995, mas maquetes foram usadas, um trabalho tão minucioso e bem feito que se você não prestar muita atenção passa por realidade.

Cidade Maquete Power Rangers

Power Rangers nos Video Games

Power Rangers tem vários games, mas talvez o que mereça mais destaque seja o Mighty Morphin Power Rangers – The Movie para Super Nintendo, que você pode jogar usando o Emulador ZSNES.

Mighty Morphin Power Rangers - The Movie

O Game podia ser jogado tanto no modo single player como o Multi Player escolhendo os personagens que faziam parte da série na época.

Mighty Morphin Power Rangers - The Movie

No jogo você começava como pessoa normal, ao derrotar os inimigos você iria pegar ” Powers” que serviriam para você morfar mais adiante, game tinha uma ótima jogabilidade e gráficos incríveis, além da trilha sonora que era a mesma do seriado. 

O nível de dificuldade era imenso e é  realmente difícil de zerar o jogo sozinho.

E finalmente chegamos ao game que motivou toda essa releitura.

Jogando no Linux Power Rangers Samurai

Power Rangers Samurai Linux

Power Rangers Samurai e uma das últimas edições da franquia, teve seu lançamento em 2011 para Nintendo Wii e ganhou uma versão de Power Rangers Super Samurai para Xbox 360 no ano passado.

PRS, é um game no estilo Hack And Slash de jogabilidade extremamente simples, basicamente você precisa de 2 botões além dos direcionais para controlar o seu personagem.

Power Rangers Samurai Linux

No game você pode escolher dentre os cinco personagens com diferentes cores, amarelo e rosa são mulheres, os demais são homens, cada um com um poder de ataque e defesa diferenciado.

As CutCenes fazem uso dos vídeos da serie, então são realmente os atores que fazem, mais real impossível é claro.

Power Rangers Samurai Linux

Já outras CutCenes que aparecem são feitas em animação, quase num estilo gibi ou manga, sempre com legendas para facilitar o entendimento da história.

Power Rangers Samurai Linux

Power Rangers Samurai segue um estilo vitorioso da série, você enfrenta muitos monstros e no final sempre tem um chefe de fase, o popular “Chefão”, durante o game você pode ir coletando PowerUps que te dão mais poder e vida.

Power Rangers Samurai Linux

No game você deve derrorar Nighlok e seus subchefes para proteger a terra mais uma vez.

Power Rangers Samurai Linux

O game é muito divertido e dinâmico e eu consegui rodá-lo com 60 FPS, uma ótima marca.

Curiosidades sobre os Power Rangers

Toda grande franquia tem muitas histórias para contar e com Power Rangers não iria ser diferente, confira uma lista de coisas que provavelmente você não sabia sobre eles:

  • Os modelos e distribuição de cores dos uniformes dos Power Rangers foram inspirados no Homem Aranha.
  • O Seriado foi censurado na Nova Zelândia e na Malásia por ser violento demais para as crianças que começavam a imitar os golpes da TV  na escola.
  • Billy, o Power Rangers Azul das primeiras temporadas saiu do show na quarta por sofrer preconceito por ser homossexual, dizem que a produção o chamava de “bicha” e isso o faria ter saído da série.
  • Por conta da saída de Billy, em Power Rangers Turbo o Ranger azul foi interpretado por uma criança.
  • A primeira Ranger amarela, Trini, quando estava em combate na verdade era um homem.
  • Nunca uma mulher usou a cor Verde em todos os Power Rangers
  • Tommy Oliver, ranger vermelho, branco e preto que participou de várias temporadas da série virou lutador de MMA.
  • A pior temporada de Power Rangers em termos de lucro foi,  O Resgate.
  • Amarelo e Azul foram as cores que mais aparecerem em todas as temporadas.

Nossa! Você leu até aqui? Fala a verdade, dá uma saudade não dá?

Em relação ao game, segundo algumas pesquisas que fiz ele está por volta de 19 dólares na Amazon, e em lojas brasileiras ele não saium por menos de R$140,00 !!!!

O game é ótimo e muito divertido, mas comprar meu amigo…

Você pode baixar a ROM da internet se preferir, não vou postar nenhum link por motivos legais, saiba mais aqui.

E claro, se você perdeu o link de como instalar o Emulador Dolphin para jogar esse super game no seu Ubuntu ou Linux Mint não se preocupe, é só clicar aqui.

Se você gostou desse artigo, ajude na divulgação, compartilhe nas suas redes sociais pois artigos deste tipo dão um trabalho dobrado, apesar de serem muito prazerosos! =)

E para finalizar aquela frase sabia:

“Espertos sãos os Power Rangers, puxam briga e no final chama o MegaZord!!!”

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!