GNOMETutoriaisUbuntu

Como instalar Extensões do GNOME Shell no Ubuntu

Com a chegada do Ubuntu 18.04 LTS com o GNOME Shell a possibilidade de estender as funcionalidades da interface através de extensões começou a chamar a atenção das pessoas, especialmente as que estão tendo contato com o GNOME somente agora por conta do Ubuntu. Atendendo a pedidos de alguns leitores que não conseguiram instalar as extensões no novo Ubuntu, vamos aqui fazer uma apanhado de como isso funciona.

As distros que usam GNOME como padrão, como é o caso do Ubuntu agora, já tem suporte nativo às extensões via GNOME Software. Para instalar uma extensão você pode acessar o GNOME Software, na sessão “Complementos” e clicar na aba “Extensões de Shell”:

GNOME Shell Extensions no Ubuntu

Através dessa sessão (imagem acima) você poderá instalar extensões, existe também um botão “Configurações de Extensão”, que permite que você ative e desative as extensões, exceto as que são nativas do Ubuntu, a Ubuntu Appindicators e a Ubuntu Dock.

Para pesquisar por uma extensão você pode usar o próprio campo de busca da GNOME Software ou até mesmo pesquisando através da Dash do GNOME Shell.

GNOME Shell Extensions no Ubuntu

Ao encontrar a extensão desejada, basta clicar em instalar e uma janela de diálogo deste tipo deve se abrir:

GNOME Shell Extensions no Ubuntu

Uma vez instalada a extensão, quando for uma extensão que permite configuração, como a Dash to Dock do exemplo, haverá a opção de configurá-la diretamente pela GNOME Software também.

GNOME Software Extensions

Gerenciado extensões através do site do GNOME

Outra forma muito comum de gerenciar extensões no GNOME Shell é através do extensions.gnome.org, o repositório online que permite que você instale, remova e configure as extensões disponíveis para o Shell, no entanto, para que o Ubuntu consiga fazer a conexão com o site e instalar as extensões à partir de lá você deve ter um pacote específico instalado, o pacote em questão é o: chrome-gnome-shell

Você pode instalar o pacote usando o comando:

sudo apt install chrome-gnome-shell

É possível instalar extensões para os navegadores também para facilitar a integração, aqui você encontra a extensão para o Firefox e aqui par ao Chrome/Chromium. Assim você pode gerenciar as extensões facilmente como no exemplo abaixo:

Com isso você já vai conseguir fazer as suas customizações no Ubuntu 18.04 LTS.

Leia também: 7 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS

Extensões são complementos da comunidade GNOME, não são oficiais ou suportadas pelo projeto núcleo, de modo de alguma extensões podem causar instabilidade ou aumento no consumo de RAM por exemplo, fique ligado para não prejudicar a performance do seu sistema por conta de alguma extensão não plenamente compatível.

Leia também: GNOME Tweak Tool, configurando e customizando o GNOME Shell.

Uma dica extra que pode ser útil em caso de “dar m%rd@” com o seu GNOME Shell no Ubuntu é esta dica para você aprender a resetar as configurações para o padrão caso necessário.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!