Linux MintNotíciasSistemas operacionaisUbuntu

Confira as novidades quentes do Linux Mint 19 “Tara”

Agora que o Ubuntu 18.04 LTS já foi lançado é só questão de tempo para que seus derivados mais famosos também façam seus lançamentos, como o elementary OS e o Linux Mint. Falando em “Mint”, os desenvolvedores publicaram hoje uma nota com as principais novidades e implementações feitas no mês de Abril no sistema, confira:

Os desenvolvedores do Linux Mint publicaram uma nota com o progresso feito no projeto neste mesmo de Abril de 2018. Começando o artigo com um agradecimento aos patrocinadores e desenvolvedores do projeto.

Segundo a equipe do Linux Mint, muito trabalho tem sido empregado para compatibilizar os repositórios e pacotes do Debian Stretch, para o LMDE, e do Ubuntu 18.04 LTS para o Linux Mint, ainda segundo o report, tudo parece estar correndo como o esperado. Os desenvolvedores estão otimistas ao comentar que o Linux Mint 19 pode ser uma versão ainda mais estável do que a versão 18.x atual, que já é considerada por muitos, incluindo eu mesmo, como uma distro muito estável para se usar no desktop.

Existe um esforço da equipe em portar o novo tema do Mint para compatibilidade completa para HiDPI, assim como melhorias para o sistema suportar o GTK 3.22, já antigo até, mas muito estável. O tema do Mint sofrerá uma alteração, agora o tema Mint-Y, que foi desenvolvido no ciclo 18.x e estava como alternativa será o padrão.

Os desenvolvedores mencionaram que estão trabalhando em variações de cores para o novo tema do Linux Mint, assim como já existe para a versão atual, o Mint-X.

Outro ponto que está recebendo atenção é a Central de aplicativos, que recebeu uma repaginada visual recente e ainda está sofrendo melhorias.

O novo Linux Mint virá com o Cinnamon 3.8, que só não foi lançado ainda por conta de um único bug, mas que será corrigido e provavelmente lançado ainda nesta semana para todas as distros e projetos que quiserem utilizar, além do próprio Linux Mint.

Neste edição, como anunciado, não teremos mais a versão com KDE Plasma no Mint, serão apenas quatro versões ao todo: Linux Mint Cinnamon, Linux Mint MATE, Linux Mint XFCE e Linux Mint Debian Edition (LMDE) com interface Cinnamon apenas, todos possuirão versões de 32 e 64 bits, ao contrário do Ubuntu que decidiu extinguir o suporte a esta arquitetura.

Além de melhorar a documentação, as ferramentas do Mint também estão recebendo atenção, especialmente o atualizador do sistema e a tela de boas-vindas.

Os desenvolvedores ainda esclareceram algumas dúvidas em relação a base Ubuntu, comentando sobre o pacote “ubuntu-report”, que serve para enviar informações de hardware e software para a Canonical, o Linux Mint deixou claro que não pretende manter essa funcionalidade em seu sistema, no entanto, a função de encryption da home, que foi algo que o Ubuntu removeu e o Mint pretende manter.

Sobre a data do lançamento, ainda não temos dias exatos, mas os desenvolvedores comentaram que o lançamento do Beta da versão 19 do Linux Mint deverá sair ainda em Maio, e duas ou três semanas após o lançamento do Beta geralmente saem as versões finais.

Nos resta aguardar.

Diga você! O que você está esperando da nova versão do Linux Mint? Está gostando da forma com que o projeto está sendo levado?

Fique ligado aqui no blog para ficar por dentro das novidades, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!